The Better – conheça o bairro West Village em Manhattan

Stonewall Inn. Photo: Christopher Postlewaite
Stonewall Inn. Photo: Christopher Postlewaite

A NYC & Company, órgão oficial de promoção de turismo da cidade de Nova York, anunciou West Village, em Manhattan, como o bairro de destaque do mês no NYCGO Insider Guides. Ruas arejadas, arborizadas e de paralelepípedos, cercadas de prédios de tijolos vermelhos, lojas descoladas e restaurantes aconchegantes, são a marca deste bairro intimista abaixo da 14th Street.

Local de nascimento do movimento moderno de diretos LGBTs e lar da casa mais estreita de Nova York, o West Village transborda uma fascinante história. Para uma experiência de viagem mais intimista, faça uma visita no inverno, quando você pode desvendar o lado mais calmo deste bairro animado.

Com o objetivo de coincidir com a promoção do West Village, a NYC & Company está lançando um novo documentário para mostrar as atrações do bairro, principalmente sua rica história LGBT. Mais detalhes sobre destaques de bairros de Nova York podem ser encontrados em nycgo.com/insiderguides.

“O West Village é um dos bairros mais queridos da cidade. Convidamos os visitantes e locais a descobrir este enclave lindo e autenticamente nova-iorquino neste mês e também nos próximos”, afirma Fred Dixon, presidente e CEO da NYC & Company. “Enquanto local de nascimento do movimento moderno de direitos LGBTs, o West Village tem uma história que turistas de regiões próximas ou distantes certamente deveriam conhecer.”

Confira abaixo algumas dicas em como viver como um local em West Village.

História LGBT
Ponto de partida do movimento de libertação gay, o Stonewall Inn — considerado patrimônio histórico nacional nos Estados Unidos — é uma atração imperdível. O bar gay é localizado no coração de West Village, na Christopher Street, logo na saída da estação de metrô Christopher Street, na linha 1. O local foi alvo de uma batida policial em 28 de junho de 1969, o que suscitou o começo do movimento moderno de direitos homossexuais. Em junho de 2015, o Stonewall recebeu o status oficial de patrimônio pela New York City Landmarks Preservation Commission devido a sua conexão única com a história LGBT. Perto do bar, o Christopher Park inclui esculturas em tamanho real de casais do mesmo sexo, em comemoração à Rebelião de Stonewall de 1969.

Mais ao norte, em uma rua repleta de prédios de tijolos vermelhos, está o The LGBT Center (The LGBT Community Center), que oferece programas de saúde e bem-estar, arte (não perca o mural de Keith Haring), entretenimento, performances e eventos culturais. Um centro de boas-vindas é aberto a locais e visitantes, e o Think Coffee é o café residente.

Caminhada, corrida e bicicleta.
O West Village é o cenário perfeito para caminhar e explorar ruas arejadas e arborizadas – a área entre a Greenwich Avenue e Bleecker Street, da Christopher Street à Bank Street, oferece uma visão particularmente impressionante da beleza única deste bairro icônico.

Entre prédios de tijolos vermelhos, os turistas podem encontrar a casa mais estreita de Nova York, na 75½ Bedford Street, logo abaixo da Commerce Street, assim como o prédio de Friends (90 Bedford St.), que inclui o restaurante Little Owl no térreo. Não se esqueça de parar no The Gardens at St. Luke in the Fields, um parque “escondido” que garante uma experiência serena e reflexiva no meio de um bairro normalmente agitado.

Para quem procura uma corrida ou volta de bicicleta, experimente ir ao Hudson River Park, no lado oeste de West Village, na beira do Hudson River. Em meses mais quentes, o Pier 45 na Christopher Street se torna uma experiência urbana de “praia”, com amplo espaço aberto verde para se esticar embaixo do sol (sem a areia ou o mar). Não deixe de absorver as vistas estonteantes da cidade e sua mistura diversa de bela arquitetura.

Compras
O West Village conta com diversas opções atraentes de compras. Desde as lojas pequenas na Bleecker Street e Christopher Street — James Perse, Cynthia Rowley, Brunello Cucinelli e Rag & Bone, para elencar apenas algumas —, até tesouros escondidos como a única Monocle Shopde Nova York, na Hudson Street, a Three Lives & Company (livros!), na West 10th, e Greenwich Letterpress (para os aficionados por papelarias) e Doodle Doo’s (um salão de cabeleireiro para crianças e loja de brinquedos no mesmo local), na Christopher Street, o bairro é um excelente complemento para a experiência de compras em lojas de departamento mais ao norte de Manhattan.

Restaurantes
Quando você pensa no encontro perfeito em Nova York, não há cenário mais atraente que o West Village. Não faltam experiências gastronômicas deliciosas e memoráveis no bairro, de restaurantes aconchegantes, como o Buvette, a opções mais escondidas, como os retrôs Hudson Clearwater eDecoy (embaixo do RedFarm, um dos pontos favoritos para dim sum), ou ainda estabelecimentos mais populares, como o Morandi, de Keith McNally, ou o Ristorante Rafele (ambos italianos) e oSpotted Pig, de April Bloomfield.

Para um ambiente mais casual e hambúrgueres realmente saborosos, experimente o Westville ou o Corner Bistro. Em breve será inaugurado na Bedford Street o Commerce Sweet Shop, do renomado chef Harold Moore. Os fãs de queijo devem ir ao Murray’s Cheese, na Bleecker Street. Para uma sobremesa deliciosa, não deixe de passar no Big Gay Ice Cream, localizado na esquina da Grove Street com a Seventh Avenue South, e na Magnolia Bakery, onde Carrie Bradshaw já descansou seus famosos saltos em Sex and the City, na Bleecker Street e West 11th Street. Ou ainda para os chocólatras, visite a Li-Lac Chocolates e suas confecções de chocolates caseiros, na Eighth Avenue com a Jane Street. Não deixe de lado os croissants, brioches e quiches de outro mundo de uma das melhores padarias da Cidade de Nova York, Patisserie Claude, na West 4th Street entre as Sixth e Seventh Avenues. Já para excelentes experiências de café, procure The Elk, Joe ou Jack’s Stir Brew.

Entretenimento e vida noturna
Para os fãs de jazz, dirija-se ao intimista Smalls Jazz Club ou o Village Vanguard, conhecido também como o “Carnegie Hall of Jazz”.

Os amantes do teatro Off-Broadway podem se fascinar com as ótimas opções no Lucille Lortel Theatre na Christopher Street, no Cherry Lane Theatre na Commerce Street, (que conta atualmente com a peça Colin Quinn The New York Story, dirigida por Jerry Seinfeld), ou no Bank Street Theater, lar da Labyrinth Theater Company, na Bank Street.

Há muitas opções de bares gays em West Village, incluindo o mais antigo bar gay do bairro,Julius’, ou ainda Pieces (aficionados por karaokê, aqueçam suas vozes!), The Duplex, The Monster, Stonewall Inn (jogue sinuca ou veja um show de drag queens), e o bar de piano Marie’s Crisis (alguém é fã de musicais?). O bar lésbico mais antigo dos Estados Unidos, Henrietta Hudson, está aqui. Ou ainda o The Cubbyhole, mais ao norte.

Para quem procura um local retrô e pequeno, vá ao bar típico da época de Lei Seca nos EUA,Employees Only, escondido sob a placa de leitura psíquica na sua entrada, na Hudson Street.

NYCGO Insider Guides: conheça nossos bairros
A cidade de Nova York é constituída por cinco distritos: Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island. A antiga campanha Bairro a Bairro, agora NYCGO Insider Guides, estreou em março destacando um novo bairro a cada mês. As séries e os conteúdos editoriais levam nova-iorquinos e visitantes para os bastidores de documentários que mostram histórias e personagens dos mais fascinantes bairros de Nova York.

Os vídeos e imagens de West Village estão disponíveis no banco de imagens em nycgo.com/press. Siga @nycgo_press no Twitter para as informações mais recentes de turismo e viagem em Nova York.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s