Desafio Senac: Alunos no Comando é sucesso pelo quarto ano consecutivo

unnamedAlta ocupação e satisfação dos hóspedes mostra o bom desempenho dos alunos à frente da gestão do Grande Hotel Campos do Jordão em um final de semana.

Durante um final de semana, um grupo de alunos assumiu toda a operação e gestão do Grande Hotel Campos do Jordão, hotel-escola Senac.  Foi a 4ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando, que aconteceu de 16 a 18 de outubro, e reuniu alunos dos cursos de Bacharelado e Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Eventos dos três campi do Centro Universitário Senac.

Nesta edição houve a participação de 80 alunos, 11 deles nos cargos de gestão e responsáveis por liderar suas equipes. Juntos, fizeram a ação acontecer e se transformar em mais um sucesso, após oito meses de planejamento e acompanhamento dos professores e da equipe dos hotéis-escola. “A equipe trabalhou o tempo todo muito entrosada. Tudo o que se comprometeram a fazer entregaram, desde o grupo gestor até o operacional. O resultado que eles produziram nos deu bastante orgulho, principalmente por ver que eles desenvolveram a competência da gestão, do relacionamento interpessoal, da gestão de conflitos, da tomada de decisão, entre outras. O hotel estava com uma excelente ocupação e a satisfação dos hóspedes era nítida e foi alcançada. É uma imensa realização para o desenvolvimento dos alunos, pelo resultado no hotel e por toda a experiência compartilhada entre professores e gestores”, diz Daniela Flores, coordenadora do projeto e do Bacharelado em Hotelaria do campus Santo Amaro.

O projeto, que a cada ano se alterna entre os dois hotéis-escola Senac – em Campos do Jordão e Águas de São Pedro – já treinou ao todo cerca de 400 estudantes. “Fico muito feliz com a capacidade dos alunos de nos surpreender. Eles encontraram a fórmula e a medida certa para o sucesso do evento. Encantaram os clientes com a hospitalidade e os detalhes, e demonstraram o quanto incorporaram competências essenciais para os profissionais de serviços: planejamento, criatividade, trabalho em equipe, flexibilidade, dentre outras”, assegura Camila Moraes, diretora do campus Campos do Jordão.

A ocasião foi uma oportunidade para executivos do setor hoteleiro conhecerem os estudantes que formarão a nova geração de profissionais. Algumas das principais lideranças do turismo e hotelaria estavam presentes, como Manuel Gama, presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e Luiz Daniel Guijarro, presidente da Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil), além de Ayesha Williams, da Associação de Colleges do Reino Unido, e foram recepcionados pelos estudantes.

O aluno Donizete Lima ocupou o cargo de Gerente Geral na ação deste ano e acredita ter sido uma experiência que mudou sua vida. “Quando vejo que nossa equipe foi forte e competente, apresentou resultados sensacionais, e conseguiu emocionar hóspedes – seja com a alegria de acompanhar uma canção ou com a descoberta de um novo sabor. A confiança dos nossos professores, apostando em seus alunos e futuros colegas de trabalho. Somando tudo isso, tenho a certeza de que vencemos esse desafio”, narra. Graduando do curso superior deTecnologia em Hotelaria no campus Águas de São Pedro, Donizete participou também na edição de 2014 como Executivo de Contas.

Sob o tema Brasilidades, os estudantes foram responsáveis pelo planejamento de todo o final de semana, tanto nos setores de alimentos e bebidas quanto hospedagem, lazer e eventos. “Estou extremamente orgulhoso do trabalho apresentado pelos alunos, pois o final de semana foi excelente. Todos presenciaram o comprometimento e sentiram a energia positiva em cada atividade durante o período. Na realidade, creio que conseguimos passar para eles que hotelaria é um time de pessoas atendendo e cuidando de pessoas. Mais uma vez, com ações inovadoras, o Senac contribui para que seus alunos saiam mais preparados para o mercado de trabalho”, avalia Renato Cyrino Bianchi, gerente geral do Grande Hotel Campos do Jordão.

Bruno Darlan, aluno do curso de Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, foi o chef executivo da 4ª edição do evento. O jovem ressalta que, apesar do desgaste do intenso trabalho, que durou seis meses, o crescimento profissional e pessoal foi imensurável. “Acredito que todos os nossos objetivos foram alcançados com sucesso e que cada um da equipe se doou ao máximo, superando as expectativas na execução do cardápio e no acabamento de cada produção, gerando muito encantamento aos hóspedes, tanto no aspecto visual como no degustativo”, diz. Para ele, o tema do evento foi perfeito para encaixar insumos típicos da Serra da Mantiqueira e difundir esses aromas e sabores das montanhas aos hóspedes que vêm de outras regiões do país.

Histórias de sucesso

Cássia Camila Ferreira Pinto é um exemplo de sucesso. A jovem participou de duas edições do projeto: em 2012 foi responsável pela parte operacional e em 2013 assumiu como Gerente Geral do hotel. Hoje, Cássia trabalha na ViaBR Cenografia, empresa especializada em projetos cenográficos para o mercado corporativo, que, atualmente, está abrindo um espaço para eventos em Cotia no qual ela será responsável pela gestão geral. “O Desafio Senac: Alunos no Comando contribuiu muito para a minha carreira.  Foi uma oportunidade de fazer gestão ainda como aluno. Atuo hoje na empresa como gerente de negócios e utilizo habilidades que pratiquei durante o projeto”.

A função de Gerente de Eventos na primeira edição do Alunos no Comando foi de Lyane Passarella. Ela conta que a principal experiência foi aprender a lidar com os desafios que surgiam a todo momento. “Tanto do lado pessoal quanto profissional foi um grande estímulo, uma experiência fenomenal”. Por conta do desempenho no projeto, Lyane se tornou trainee nos hotéis-escola Senac e atualmente é Analista de Marketing no P.F. Changs, uma das maiores redes de restaurante asiático casual dining do mundo.

Também na primeira edição da ação, Dayane Kelly Názaro de Araújo foi a aluna escolhida para assumir o cargo de Gerente Geral. Na época, era estagiária da HotelInvest, assessoria em investimentos hoteleiros, e agora desempenha a função de Analista na empresa. “Foi um grande aprendizado poder liderar uma equipe aos 21 anos e conhecer todas as áreas de um hotel em uma única vez”. Segundo Dayane, a experiência no projeto contribuiu para sua atual fase de liderar uma equipe.

Philippe Nogueira, que atuou como Gerente Geral na edição de 2014 e hoje exerce o cargo de assistente de gerência na área de Alimentos e Bebidas do Grande Hotel São Pedro, diz que “atuar como Gerente Geral foi um passo importante para o desenvolvimento da minha carreira profissional. Ao longo dos oito meses de projeto pude vivenciar diversas experiências e desafios que, até então, só conhecia por meio da teoria. Com o suporte dos professores, coordenadores e gerentes, consegui tomar as principais decisões e orientar a equipe de maneira que as atividades fossem executadas dentro dos padrões propostos pelo grupo orientador do projeto”, conta o profissional.

Banner Reserva Antecipada_728x90

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s