Areia que Canta: sinônimo de Ecoturismo em Brotas /SP

unnamed (1)

O Hotel Fazenda Areia que Canta possui inúmeras características que o tornam único e inesquecível. Situado em meio à natureza, ele oferece, além do conforto e infraestrutura completa, diversas atividades ligadas ao ecoturismo, que promovem o encontro sadio do homem com o campo e o meio ambiente.

Passear pela Areia que Canta pode ser uma agradável aventura para aqueles que querem  ação, ou um privilegiado momento para descansar e relaxar. As atrações agradam toda a família.

Circuito das Águas – a famosa nascente

Uma das atrações mais famosas e procuradas na região de Brotas é a nascente “Areia que Canta”. A água que brota da terra forma uma piscina natural de 10m de diâmetro e águas límpidas, que se misturam a uma areia muito branca e fina, de quartzo puro. Quando as partículas de quartzo entram em atrito com o esfregar das mãos, por sua forma arredondada, produzem um som parecido com o de cuíca, por isso o nome “Areia que Canta”.  O passeio pela nascente leva em torno de 3 horas, é guiado, e os turistas podem aproveitar para ter contato com essa água tão límpida e pura ou simplesmente contemplar a beleza e raridade da nascente.

A visita à nascente é apenas uma das atividades do chamado “Circuito das águas”, que permite interagir com as águas de diversas formas – até mesmo sem se molhar. Estão inclusos no circuito: trilha guiada das águas, visita à nascente Areia que Canta, para contemplar, experimentar a sensação de flutuação e ouvir o som da areia (feita de finíssimos grãos de quartzo, que produzem som de cuíca quando friccionados), além de diversas atividades no Rio Tamanduá, como travessias cênicas suspensas, descida de corredeiras e flutuação para toda a família.

Além do Circuito das Águas, os hóspedes do Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta podem aproveitar livremente:

Circuito das frutas e relaxamento: um passeio com inúmeras atividades de contemplação e relaxamento, como trilha auto-guiada das frutas, pesca esportiva, massagem das águas, piscina mineral revigorante, mini-tirolesa, caminho dos seixos, aquário natural, museu da Fazenda, parquinho e vôo de balanço.

Circuito fazendinha: permite a interação com os animais do campo, respeitando seu bem estar e o dia a dia da fazenda. Há galinhas, carneiros, cavalos, vacas e bezerrinhos, além dos peixes do lago e outros animais que dificilmente são vistos de perto por quem vive na correria da vida urbana. Uma bela casa na árvore para as crianças completa o passeio.

São várias atividades culturais ligadas à vida no campo, como passeio de trator ou de charrete, ordenha; moagem de cana para fazer garapa; colheita de frutas no pomar; visita à horta orgânica e até mesmo aulas de culinária, usando os ingredientes locais.

CIRCUITOS ESPECIAIS com agendamento prévio na recepção do hotel, ou nas agências de viagem da cidade

Cavalgada na fazenda: Uma das atividades mais procuradas pelos visitantes para conhecer as belezas da fazenda. São dois roteiros de aproximadamente 50 minutos: o primeiro passando pelo pomar e piquete dos carneiros, e o segundo, pelo pasto com gado e dentro de um pequeno riacho. Os oito cavalos são mansos, muito bem cuidados e preparados para passeios com hóspedes e turistas. Cada um atende pelo nome que é dado, tem sua sela e arreio próprio e conhece o tratador, que também é o monitor que acompanha as cavalgadas.

Birdwatching (observação dos pássaros): Pode ser realizado livremente ou com acompanhamento de guia especializado, que exige reserva antecipada junto à recepção. Situada numa área de transição Mata Atlântica-Cerrado, a Fazenda possui vários habitats diferentes com rica avifauna. Entre as 170 espécies já catalogadas no espaço, o que é um número extremamente alto, é possível observar coruja-orelhuda, papa-formiga-vermelho, soldadinho, vite-vite-de-olho-cinza, balança-rabo-de-máscara, curió, pula-pula-de-sobrancelha, entre muitas outras espécies.

Circuito de bicicleta: Passeio monitorado por diversas trilhas do entorno da propriedade da Areia que Canta. Os percursos, com grau de dificuldade leve e médio, têm 12 e 38 km e são indicados para quem já pedala e tem um bom preparo físico. Para visitantes, há opção do passeio com almoço incluso, com direito a massagem para os pés e rede para descanso.

Pesca esportiva: Outra atividade que vem ganhando adeptos é a pesca esportiva, realizada nos próprio lagos da fazenda – três em sequência, com 35 mil metros quadrados – que reúnem várias espécies, como matrinxã, tilápia, piracanjuva, patinga, lambari e traías. 

DAY USE NO HOTEL FAZENDA & ECOTURISMO AREIA QUE CANTA

O local também é aberto a passeios diários avulsos, das 09h às 16h. Por um valor único por pessoa, é possível aproveitar o Circuito das Frutas e Relaxamento e mais uma opção, que pode ser o Circuito das Águas, cavalgada pela fazenda, almoço no restaurante Areia que Canta ou consumo da taxa de visitação na Loja da Fazenda ou no Bar Terraço da Fonte. Recomenda-se agendamento prévio em feriados prolongados, alta temporada e datas de maior movimento.

Banner Formula 1_728x90

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s