São José do Barreiro (SP) Lança Projeto de Turismo Rural com Destaque aos Produtos Orgânicos

Criado pela Prefeitura o Projeto São José do Barreiro com Você é incentivo para gerar maior  economia para pequenos produtores rurais e atrair turistas com coordenadas no GPS e no Waze

Logo Projeto São José do Barreiro com Você

A pequena cidade de São José do Barreiro, localizada no Vale Histórico de São Paulo, na região do Vale do Paraíba tem pouco mais de quatro mil habitantes e está lançando o projeto SÃO JOSÉ DO BARREIRO COM VOCÊ. Elaborado pela Prefeitura, este projeto visa a capacitação de mão de obra rural incentivando os jovens a permanecerem no campo, melhorando a renda familiar e a qualidade de vida, assim como desenvolver o Turismo Rural, sendo mais um atrativo para promover maior permanência de turistas na cidade.

O Projeto incentiva os turistas que frequentam São José do Barreiro em busca de atividades de ecoturismo também a consumirem os produtos orgânicos produzidos nas propriedades rurais e o artesanato local. Foram elencadas na primeira fase deste projeto propriedades que estão inseridas de acordo com as seguintes classificações: Agricultura (hortifrúti orgânico), Animais de Abate (peixe, frango caipira, porco, peru, pato, etc), Ovos (caipira de galinha, angolinha, pato), Leite & Derivados, Artesanato, Doces & Geleias, Cachaça e outros. O SÃO JOSÉ DO BARREIRO COM VOCÊ tem sua própria logomarca que será inserida nas placas de sinalização das 20 propriedades participantes deste.

A segunda fase que teve início em agosto e cujo lançamento será no feriado do dia 12 de outubro de 2015, está prevista além da entrada de novos produtores rurais, a apresentação do novo folder atualizado, maior, contendo mais informações, fotos e as coordenadas geográficas das propriedades para facilitar o encontro destas por GPS e pelo aplicativo WAZE.

 

O folder sobre o projeto está sendo distribuído para todos os turistas que chegam a São José do Barreiro no portal de entrada da cidade por recepcionistas treinadas em todos os feriados, férias e eventos importantes do município,em feiras turísticas que se participa, além dos hotéis, pousadas, restaurantes e agência de viagem de São José do Barreiro.

Em paralelo, a Prefeitura está desenvolvendo o projeto de calçamento dos pontos críticos das estradas rurais que levam a estas propriedades como forma de facilitar o acesso dos turistas a estas regiões.

Sobre São José do Barreiro

São José do Barreiro, localizado no Vale Histórico Paulista, que compreende as cidades de Silveiras, Areias, Arapeí e Bananal, na Estrada dos Tropeiros, SP  68,  foi uma das cidades que pararam no tempo, profetizada por Monteiro Lobato. Com isso, conservaram até hoje, as características de uma típica cidadezinha do interior de São Paulo. Sua história começou com os tropeiros no século XVII vindos de Minas Gerais que escoavam o ouro até Paraty. São José tornou-se ponto para descanso, e, por causa dos dois rios que cortam a cidade (hoje Formoso e Barreiro), e o intenso tráfego no local transformou-se num grande atoleiro, daí o nome São José do Barreiro.

Com localização estratégica a 273 km da cidade de São Paulo e a 214 km da cidade do Rio de Janeiro a cidade tornou-se também rota da Corte. D. Pedro I se hospedou na fazenda Pau d’Alho (fechada para visitação) em sua viagem que o levou à Proclamação da Independência. Anos depois a Princesa Isabel costumava se hospedar na fazenda São Francisco, onde é possível ver a fronha de linho em que dormiu, no Museu localizado na fazenda.

A cidade continuou sendo rota de empresários e políticos após a Proclamação da República, já que era cortada pela importante rodovia Rio/ SP que ligava a capital do Brasil a cidade de São Paulo, polo industrial. Em 1928 o então Presidente da República, Washington Luís, inaugurou o Clube dos 200, um local com arquitetura colonial espanhola que possui traços da artdeco na decoração e que hospedou entre ricos e políticos muitos famosos como Greta Garbo e Carmem Miranda, cujas assinaturas podem ser vistas no livro de registro exposto aos visitantes. O local até hoje funciona como hotel.

São José do Barreiro é a porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, o que atraí centenas de pessoas que curtem o ecoturismo. Com 104 mil hectares o Parque Nacional é uma das maiores áreas protegidas de mata atlântica e possui o maior pico do Estado de São Paulo, o Pico Tira Chapéu, localizado a 2.088 metros no morro Bela Vista de onde é possível avistar as cidades do Vale do Paraíba, toda cordilheira da Serra da Mantiqueira e a baía de Paraty.

Cidade de São José do Barreiro: ( 12)  3117 12 88

Informações Turísticas: www.saojosedobarreiro.sp.gov.br/

Banner Formula 1_728x90

 

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s